Cenas de criança de colo: Teoria de Fixação e regressão.


Quem acompanha meu Blog está percebendo que mudei meu estilo de produzir textos para algo mais didático e por isso, um texto tem haver com o anterior e isso se deve pelo fato de estar estudando psicologia, é claro, mas só desejo trazer aqui, assuntos pertinentes ao BDSM.
Pois bem, se leram os textos anteriores, viram que Freud entende a psicogêneses psicosexual (ou origens da sexualidade) através de fases do desenvolvimento das crianças na idade de 0 a 6 anos e depois dessa idade, sua sexualidade está completa, isto quer dizer que tudo que nos excita, ou é atrativo sexualmente advêm das emoções boas ou más desse período.
Quando eu falo de emoções más na infância, eu deixo claro que tais emoções más, como ódio, ciúmes e culpa não são aceitas como certas, isto é, não são emoções aceitas pelo psicológico da criança e por um mecanismo psíquico, tais emoções ou sentimentos são reprimidos inconscientemente e depois recalcados, isso significa que depois da repressão, temos o apagamento deles na memória da criança e isso se chama recalque, porque eles não foram extintos do sujeito, eles foram para uma área que Freud denomina de Id.
Até aqui, o que é importante aos leitores saberem é que quando adultos tais emoções reprimidas retorna na idade adulta como sintomas negativos para o convívio em sociedade.
Não posso entrar em detalhes nesse Blog sobre os tais retornos como sintomas, pois aqui não é um consultório de psicanálise, mas só para citar, apenas citar, quem reprimiu emoções na fase oral, por exemplo, as emoções reprimidas e recalcadas na idade de 0 a 1 ano volta com sintomas de histerismo, quem reprimiu emoções ruins na fase anal de 1 a 2 anos volta como sintomas compulsivos e por ai vai, na terceira fase denominada fálica, onde a criança descobre o prazer e o amor pela mãe, temos o complexo de Édipo e se não resolvido, o sentimento de culpa, por ter um amor incestuoso, ódio pelo pai e medo da castração é reprimido e recalcado, e isso pode explicar inúmeras perversões (termo da época de Freud) hoje chamado de parafilias.
Um adendo é dizer que parafilia não é doença, só passa a ser considerado patologia se for praticado a mais de 6 meses e interferir com a vida social da pessoa, nesse nosso caso, se impedir o relacionamento amoroso, seja com o sexo oposto ou com o mesmo sexo. Estamos falando exatamente de fetichismo e sadomasoquismo. Pois bem, se falarmos de BDSM, que é um estilo de vida consensual e racional, escolhido conscientemente, não tem nada haver com parafilia e nem com perversão, somente as idéias, o repertório que os BDSMers usam é que tem haver, mas não é doença e nem perversão, agora, se a pessoa troca literalmente o sexo pênis vagina por sadomasoquismo, ai sim é uma parafilia.
Hoje vou trazer novos termos da psicanálise para tentar compreender casos em que a emoção nessas fases foram boas e não as já citadas, que tiveram que ser inibidas ou reprimidas, mas pelo contrário.
Temos que falar em fixação e regressão, mas não estamos falando de vidas passadas, ok? Estamos falando de regredir as fases infantis da infância. Nesse novo conceito teórico, o que devemos lembrar é que nas fases citadas temos emoções que são boas, como ter o leitinho quente e doce na boca na hora da fome do bebê, ter prazer em fazer cocô quando mamãe coloca o bebê no troninho, uma sensação de realização pessoal e aqui mais um adendo. Algumas crianças, ao ter prazer em evacuar no troninho, levam seu coco para a boca e sente prazer nisso. Todos sabem que tem gente que gosta de comer fezes quando adulto, não é? Esse exemplo é ótimo para explicar o que é fixação e regressão. Pois bem, nesse caso específico, vejam que são casos raríssimos, a criança fixa esse momento de prazer em comer cocô no Id, no inconsciente e depois de adulta tem uma regressão para essa fase e vai desejar comer fezes.
Eu citei o exemplo, mas não me identifico a essas práticas, uso a palavra práticas e não comportamento para não confundirem com a teoria comportamental de Skinner, então vamos ao que eu gosto mesmo.
Meu foco é o BDSM e nesse sentido eu quero falar de sentimentos que foram bons na infância e que deram repertório a fantasias para mim e meus escravos
Existem fantasias onde o sujeito deseja ser tratado, ou punido por a imagem de uma professora severa, isso até é fácil de compreender, o libido sexual foi investido em uma professora na infância e essa emoção foi boa e ele fixou nessa fase e quando adulto regrediu.
Mas os masoquistas que querem ser absolutamente espancados, amarrados e xingados não é tão simples uma explicação por essa via.
Embora certamente tenha vários casos em que o escravo quer ser tratado como uma criança de 10 anos, como falamos, as fases vão até 6 anos, como eu poderia explicar esse menino moleque?
Na fase fálica, a criança ama a mãe, sente prazer em estar com a mãe e ele pode ter 4 anos de idade para obter a atenção da mãe, ele faz birra, provocações e por ventura ela fica brava e pode até dar umas chineladas nele.
Para algumas crianças, isso é doloroso e dá desprazer, mas para outras isso pode dar prazer, mesmo que levou as chineladas, ele sente com prazer, ele racionaliza essa "surra" transformando em algo necessário para obter a atenção da sua amada mãe.
Nesse caso específico, não explica o prazer em sentir dor ou ser masoquista, pois isso já postei em outro tópico, o masoquismo tem haver com uma ferida na célula narcísica entre a simbiose mãe e filho e na idade adulta temos uma cicatriz narcísica, mas voltando ao bebe chorão...
Pois bem, podemos entender que nessa fase, uma criança tem prazer em provocar a mãe e mesmo sendo punido por umas chineladas ele sente uma emoção boa e fixa esse momento e depois de adulto regride a essa fase e na relação amorosa com a parceira ele regride a essa fase e queira repetir tudo como era, quer se fazer de criança, provoca a "mãe" e é punido. Vou colocar um diálogo com um escravo meu para dar o exemplo, ele se chama Moleque e trocamos mensagens introduzindo na cena a tia Lia. (Minhas falas estão com letra maíscula)
NÃO TERÁ SAFE. TIRAREI SANGUE DE VC, É MUITO SÉRIO.
Moleque: Mas e se eu tiver muito marcado e ainda não chorar? Nunca fiquei assim aiiiii. Mas pra eu não sair do colo
VOCÊ PASSOU DOS LIMITES, NÃO TEREI DÓ. NÃO RESPEITA NADA E NEM NINGUÉM. ENTÃO TEREI QUE FAZER MEU PAPEL DE MÃE E DA PRÓXIMA VEZ EU TRAREI SUA TIA TAMBÉM, APANHARÁ DE NÓS DUAS...
VC ESQUECE QUEM É TUA MÃE? POIS BEM, MINHA IRMÃ, SUA TIA LIA VAI ME AJUDAR A TE ENSINAR COMO SE DEVE, AGORA VAI APANHAR DE DUAS.
Moleque: Kkkk
Lia: está rindo, Moleque, vai apanhar muito de mim também. E eu vou ganhar uma bota nova e meu kit maquiagem.
QUERO QUE SAIA SANGUE.
Lia: adoroooo. Este moleque vai aprender te respeitar.
CONTO COM VC IRMÃ.
Moleque: Apostei com a tia já. Disse que duvido kkkk
Lia: Vc falou que ia apostar e perguntou o que eu queria e isso que eu falei é o que eu quero. Vai sim seu pivete.
Moleque: Nossa . Que medo kkkk
Lia: E bom ter mesmo. Batendo neste pivete ele gritando e se esperneando querendo sair do colo da mãe dele.
Moleque inútil, idiota.
Lia: Vc vai ver,sua batata está cozinhando,seu moleque besta. 
Moleque: Então serve kkkkk
VOU ENFIAR A MÃO NA SUA CARA MOLEQUE.
Lia: Eu já vou começar a arrumar a minha mala para ir da uma sova neste merdinha. Olha ele nem vai gritar desta vez. É só ameaçar a bater e não faça um escândalo. Vai apanhar tanto e depois de ter apanhado limpa tudo, para não apanhar de novo.
Moleque: Kkkkk essa foi boa .  A empregada que limpe...
EMPREGADA? MINHA IRMÃ EU NAO SEI O QUE FIZ PARA MERECER UM TRASTE DESSES...
Moleque: Acha que me assustam? Duvido! kkkkk
            ENTÃO VAI DUVIDANDO...



Nenhum comentário:

Postar um comentário